teologia para leigos

19 de janeiro de 2017

A MENSAGEM LIBERTADORA DE JESUS CRISTO [A. REBRÉ]





Em «Os pobres e a libertação dos homens», recentemente publicado por EDOC, André Rebré [padre operário dos «Filhos da Caridade»] interrogava o Antigo Testamento sobre este tema tão importante para o mundo de hoje: a libertação. No estudo que agora se publica ele prossegue a mesma busca, mas centrando-a agora sobre Jesus Cristo.

«Havia várias maneiras de abordar este assunto» — explicou Rebré. «Aquela que escolhi tenta responder à objecção corrente, segundo a qual a libertação dos homens aparece nos evangelhos mais ligada às relações inter-pessoais do que às realidades colectivas que marcam a nossa vida. Por isso tentei situar Jesus Cristo dentro das correntes colectivas que marcaram a sua época, esforçando-me sempre por precisar os projectos políticos para a libertação de Israel que elas continham».

«Por outro lado — continua A. Rebré — quis ter na devida conta aquilo que era central e mais unificador no comportamento e ensino de Jesus Cristo nos evangelhos, ou seja, o anúncio da irrupção do Reino de Deus no meio dos homens. Perguntei a mim mesmo como se relacionava este anúncio com os projectos de libertação dos grupos religiosos e políticos do tempo de Jesus, e em que é que tal anúncio os modificava e contestava».

Estas as questões que guiaram A. Rebré na busca de que nos dá conta neste livro. Para mim, acompanhar esta busca foi apaixonante e, em muitos aspectos, surpreendente. Expostas a determinada luz até então desconhecida, há coisas conhecidas que tomam um relevo inesperado e patenteiam então toda a sua irredutibilidade preciosa.

Foi um pouco com essa impressão que eu fiquei ao traduzir e adaptar estas páginas, seguindo os mesmos critérios que me guiaram em «Os pobres e a libertação dos homens».

Só mais um reparo do Autor, ainda, para introduzir a leitura no contexto que se segue:

«Tenho bem consciência de que a minha busca é ainda confusa e precisa de ser retomada e discutida… Por outro lado, a via que segui deixa muitos aspectos na sombra. Nem tudo é dito e será sempre necessário completar aquilo que é dito com outras reflexões que talvez nos sejam mais familiares».



Pe. Rodrigo Mendes, 1979

E.D.O.C. – Edições Operárias Cristãs:
Rua Manuel Bernardes, 30 – 1º
1200 LISBOA
Rua de Entreparedes, 80
4000 PORTO