teologia para leigos

2 de dezembro de 2011

SER POBRE VOLTA A SER CRIME

Onde é que eu já vivi disto!? Ah! Claro – no tempo do sr. António (de Oliveira Salazar), que TAMBÉM legislou que «a pobreza» era crime… E não é que foi mesmo? Pelo menos em alguma coisa tínhamos que estar à frente da Hungria: já ‘cantamos’ cerca de 60 anos de avanço neste tipo de legislação original… Sorry Mr. Victor Urban [que de ‘urbano’ não tem mesmo nada].



«Coisas de canalha»... O Mundo é, cada vez mais, um palco... inverosímil!

Hungria condena sem abrigo
a trabalhos forçados

Entrou em vigor esta quinta feira [1 Dez 2011] na Hungria uma lei aprovada em Novembro, proposta pela bancada do partido Fidesz, do primeiro-ministro Victor Urban, que condena os sem abrigo “reincidentes” a dois meses de trabalhos forçados na prisão, ou 480 euros de multa.

São alvo desta lei todos os cidadãos apanhados a dormir em locais públicos duas vezes num espaço de seis meses. Ao mesmo tempo, foi aprovada outra lei que torna obrigatório o trabalho nas prisões, só deixando de fora os presos inválidos.

“Já fomos varridos do centro de Budapeste, das estações de Metro, das florestas e do 8º bairro. Será que eles querem expulsar-nos completamente do país? Para onde iremos?”, questionou um sem abrigo, ouvido pelo site myeurop.info.

A lei aplica-se a todos os municípios que tenham centros de abrigo.

 Ocorre, porém, que existem de 20 mil a 30 mil sem abrigo no país, e apenas 9 mil vagas em albergues.

“O governo devia atacar o problema de pobreza, não os pobres”, disse um dirigente da associação A Varos Mindenkié (Cidade para todos). “É possível fazê-lo diminuindo o desemprego, garantindo salários e pensões corretas, e introduzindo um direito constitucional à habitação, aumentando radicalmente os subsídios à habitação e apoiando uma rede significativa de habitação social”.